Carlos Sousa, actual piloto da Great Wall Motors |
Por analogia com o francês Stephane Peteransel,11 vezes campeão do Dakar e por isso aplidado de "Senhor Dakar", o piloto de todo terreno Carlos Sousa que celebra 25 anos de carreira, é considerado o "Senhor Dakar Português" pelas suas 14 participações no mítico rally.
Carlos Sousa a bordo do seu UMM |
Carlos Sousa iniciou a sua carreira no todo terreno em 1989 aos comandos de um UMM (União Metalo Mecânica), marca portuguesa. No panorama nacional detem ainda hoje um dos melhores palmarés, dos quais se destaca os quatro títulos nacionais absolutos de todo o terreno. Mas é a nível internacional que Carlos Sousa se destaca como um dos principais nomes do todo terreno mundial. No plano internacional, Carlos Sousa é o português mais bem sucedido, tendo se sagrado Campeão do Mundo de todo Terreno em 2003 e Campeão da Europa de Bajas em 2003 e 2004. No Rally Dakar, prova principal do Todo Terreno Mundial, Carlos Sousa conta já com 14 participações desde 1996, ano em que se estreou na prova com um Mitsubishi Pajero. Carlos Sousa participou no Dakar como piloto privado e como piloto integrado em equipas oficiais de vários construtores como a Mitsubishi, a Nissan, a Volkswagen e recentemente o maior construtor privado chinês a Great Wall, tendo conseguido terminar 13 ralis, terminando 10 vezes no Top 10, e conseguindo a sua melhor prestação o 4º lugar em 2003, aos comandos de uma Mitsubishi Strakar. O 4º lugar no Dakar constitui-se ainda hoje a melhor prestação entre os portugueses na categoria carros, tendo sido batida nos ultimos anos pelo motard Helder Rodrigues (3º em 2011 e 2012) e este ano por Ruben Faria, 2º classificado em moto.
No passado mês de Novembro, durante a realização dos testes de preparação da Great Wall para o Dakar 2013, em que terminou com um excelente 6º lugar, Carlos Sousa deu a mais completa entrevista sobre a sua carreira, realizada pelo jornalista Ricardo S. Araújo, entrevista esta que se encontra disponivel no Youtube e que vale a pena rever.
Sem comentários:
Enviar um comentário