quarta-feira, 18 de novembro de 2015

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Programa do Dakar 2016


31/12 y 01/01: Verificações técnicas e administrativas
02/01: Podio de largada en Buenos Aires / Prólogo / Ligação até Bivouac "0"
03/01: Buenos Aires - Villa Carlos Paz
04/01: Villa Carlos Paz - Termas de Río Hondo
05/01: Termas de Río Hondo - Jujuy
06/01: Jujuy - Jujuy
07/01: Jujuy - Uyuni
08/01: Uyuni - Uyuni
09/01: Uyuni - Salta
10/01: Jornada de descanso en Salta
11/01: Salta - Belén
12/01: Belén - Belén
13/01: Belén - La Rioja
14/01: La Rioja - San Juan
15/01: San Juan - Villa Carlos Paz

16/01: Villa Carlos Paz – Rosario


sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

DAKAR 2015: 12ª ETAPA

Após a 12ª Etapa a classificação geral ficou assim ordenada (incluida penalização de 15 minutos a Paulo Gonçalves por troca de motor na sua Honda).


quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

DAKAR 2015: 10ª ETAPA

# 2 - Joan Barreda
# 301 - Nasser Al Attiyah / Mathieu Baumel


Hoje decorreu a decima etapa que é como quem diz primeiro dia da etapa maratona para as motos. Num dia em que a navegação não era a principal dificuldade, o importante era manter a mecanica das motos em boas condições para amanhã. Desta forma Marc Coma e Paulo Gonçalves conservaram as suas posições. Joan Barreda Bort somou mais uma vitória neste Dakar.

Quanto aos Quads, a competição ficou hoje mais pobre com a desistencia dos segunto e terceiro classificados. Desta forma a vitória final não deverá escapar ao polaco Rafal Sonik.

Nos automóveis, a vitória foi mais uma vez para a MINI e para Nasser Al Attiyah que é cada vez mais líder da prova. Nas primeiras posições mante-se tudo na mesma só que mais atrasados em relação ao piloto do Qatar. Quanto a Carlos Sousa, ocupa agora a 9ª posição, devido sobretudo a uma penalização de 40 minutos atribuida pela não passagem por um way point na etapa de ontem.

Nos camiões mantém se o dominio absoluto da KAMAZ que ocupa as três posições do pódio.

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

DAKAR 2015: 9ª ETAPA

# 5 - Helder Rodrigues
Team HONDA HRC
# 300 - Nani Roma /
Depois do duro revés para a HONDA no dia de ontem, hoje a equipa HRC esteve unida no trabalho de equipa em prol de Paulo Gonçalves. E deste trabalho resultou uma dobradinha da Honda e de Portugal. Helder Rodrigues venceu a especial e Paulo Gonçalves fez segundo, ganhando tempo a Marc Coma.
Nos automóveis Nani Roma que esta atrasado na geral venceu hoje a especial, conseguindo a 8º triunfo para a MINI em 9 etapas. Carlos Sousa perdeu cerca de 50 minutos na longa especial de hoje ainda assim beneficiou dos problemas de Peterhansel e Ten Brinke para subir para a 7ª posição da geral.



DAKAR 2015: 8ª ETAPA

Ontem decorreu a segunda parte da etapa maratona para motos e quads, enquanto automóveis e camiões cumpriram o dia de descanso.
# 31 - Pablo Quintanilla
Num dia atipico para alguns dos principais motards deste Dakar, ontem foi o dia de Pablo Quintanilla. O chileno venceu a especial que ficou marcada pelos problemas com o sal que os pilotos tiveram durante e após a travessia do Salar de Uyuini. Problemas que fustigaram sobretudo as  HONDA oficiais de Rodrigues (6º classificado até à 8ª etapa) e Barreda que era o Líder. Os dois pilotos atrasaram-se cerca de 3 horas e ficaram de fora da discussão da corrida. Quem beneficiou disso foi Marc Coma que lidera agora e conta com a oposição do português Paulo Gonçalves e do Chileno Pablo Quintanilla.

# 5 - Helder Rodrigues


segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Equipa Mitsubishi Petrobras

Hoje cumpre-se dia de descanso para os automóveis. Fique agora com o resumo da 8ª etapa da equipa Mitsubishi Petrobras.

DAKAR 2015 : ETAPA MARATONA (7ª etapa para motos e quads e 8ª etapa para automóveis e camiões)

# 7 Paulo Gonçalves
# 325 -Yazeed Alrajhi / Timo Gottschalk

Hoje decorreu o primeiro dia da etapa maratona para as motos e quads e Paulo "SPEEDY" Gonçalves vence mais uma especial no Dakar, a segunda para Portugal em 2015. Com esta vitória Gonçalves mantém o terceiro posto da geral e entra para a segunda semana a pouco mais de 10 minutos de Barreda Bort e a 5 minutos de Marc Coma. Herlder Rodrigues mantém a 6ª posição e Ruben Faria é agora 8º da geral.

Nos automóveis, que completaram o segundo dia da etapa maratona, há a registar a primeira vitória para a TOYOTA em 2015 pelas mãos de Yazeed Alrajhi / Timo Gottschalk . Na liderança mantém-se Nasser Al Attiyah em MINI. Carlos Sousa mantém a 9ª posição.



sábado, 10 de janeiro de 2015

DAKAR 2015: 7ª ETAPA

Hoje foi dia de descanso para Motos e Quads e dia de etapa maratona (sem asssitência) para carros e camiões.
# 305 - Orlando Terranova
7ª Etapa, 7ª Vitória para a MINI (Nasser Al Attiyah - 3; Orlando Terranova - 3; Vladimir Vasilyev - 1). Giniel de Villiers ganha algum tempo a Nasser Al Attiyah e mantém a segunda posição. Carlos Sousa perde uma posição para Peterhansel em Peugeot. Ricardo Leal dos Santos sobe para 28º lugar.




Equipa Mittsubishi Petrobras

Fantásticas imagens on board proporcionadas pela equipa Mitsubishi Petrobras na 6ª Etapa.

Nasser Al Attiyah Team after Leg VI - Dakar 2015

Imperial Toyota - Dakar 2015

DAKAR 2015: 6ª ETAPA

# 5 - Hélder Rodrigues
# 301 Nasser Al-Attiyah / Matthieu Baumel
O "ESTRELINHA" venceu a 6ª etapa em motos. E o número chave é mesmo o 6, uma vez que Helder Rodrigues venceu a 6ª etapa de 2015, consegue a sua 6ª vitória em especiais e sobe para 6º lugar da geral. Quanto aos restantes portugueses em motos, Paulo gonçalves continua em grande nivel e fez o terceiro tempo e mantém o terceiro da geral. Já Ruben Faria tem cedido algum terreno e é agora 7º da geral. Mario Patrão viu hoje o motor da sua Suzuki ceder a 30 km do final da etapa, tendo de terminar rebocado. Com isso caíu para a 47ª posição.

Nos automóveis Al-Attiyah e a MINI somam mais uma vitória. No entanto Giniel de Villiers continua muito proximo em Toyota Hilux. Carlos Sousa continua com graves problemas de suspensão, ainda assim sobe para 8º lugar. Leal dos Santos, hoje teve azar, tendo sido albarroado por um camião e um buggy. O português teve de reparar a sua NISSAN em pista o que demorou cerca de 3h e custou-lhe 10 posições na geral.






quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

DAKAR 2015: 5ª ETAPA

# 1 - Marc Coma
# 310 - Vladimir Vasilyev / Konstantin Zhiltsov 
Marc Coma e Vasilyev / Zhiltsov vencem pela primeira vez no Dakar 2015. Nas motos mantém uma "guerra" tatica  pelo primeiro lugar entre os espanhois Barreda Bort (HONDA) e Coma (KTM). Quanto a Paulo Gonçalves tem sido muito regular, hoje foi 5º e mantém o terceiro posto da geral. Ruben Faria cometeu um erro e atarsou-se caindo para 6º da geral. Já Helder Rodrigues hoje fez uma boa etapa conseguindo o 6º tempo na etapa e consolida o 10º lugar na geral. Mário Patrão sobe para 33º.
Nos automóveis apesar das Toyotas Hilux terem estado na luta pela geral e etapas, foi o russo Vasilyev em Mini que venceu a tirada de hoje. De salientar o bom andamento de Peterhansel que consegue colocar o seu Peugeot DKR na 8ª posição da geral. Geral que mantém à cabeça Nasser Al-Attyah. quanto aos portugueses Carlos Sousa teve problemas na suspensão perde cerca de meia hora. Com isso caíu para 11º. Já Leal dos Santos em Nissan vai recuparando posições e já fecha o Top 20.