sábado, 21 de dezembro de 2013

Paulo Gonçalves: O talento desconhecido!...

Na véspera de Natal e do inicio do proximo Dakar 2014, deixo aqui um vídeo animado de Paulo Gonçalves, atual campeão do mundo de todo terreno e um dos fortes candidatos à vitória final no próximo rally Dakar. Este vídeo é já de 2009, quando Gonçalves integrava a equipa de Bianchi Prata.


terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Apresentação da equipa Great Wall Motors para o Dakar 2014

Apresentação da equipa Great Wall Motors para o Dakar 2014 em Pequim

Carlos Sousa representará a marca chinesa pelo terceiro ano consecutivo. Miguel Ramalho estará ao lado de Carlos Sousa, como seu navegador, formando pela segunda vez, uma dupla 100% portuguesa aos comandos de um dos Great Wall Haval. O objectivo será lutar por um lugar no Top 10, objectivo que foi conseguido por Sousa em 2012 e 2013, ao alcançar um prestigioso 6º lugar em ambas as edições. A organização atribuiu a Sousa e Ramalho o número 306, que figurará nas portas do Haval. 

Este ano Carlos Sousa terá como colega de equipa Christian Lavieille com o compatriota Jean-Pierre Gracin, este ultimo que navegou Sousa em 2012.

Quanto ao carro, este será identico ao do ano passado, no entanto apresentará uma suspensão nova, melhoramentos a nível do controlo electrónico do motor, e uma imagem estética exterior renovada, acompanhando a nova imagem dos Haval disponiveis no mercado.


quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Peugeot no Dakar 2015!?


Segundo a revista desportiva Auto Hebdo, o construtor francês prepara o regresso ao Dakar em 2015. O veículo parece ter caracteristicas de um Buggy e basear-se no modelo comercial "Peugeot 208". O mesmo orgão de comunicação avança com Peterhansel, Sainz e Loeb como possíveis pilotos.

Helder Rodrigues - Dakar 2014


Ruben Faria - Dakar 2014


sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Pré-Dakar 2014: Projectos das equipas dos automóveis para o Rally

Quando faltam 5 dias para a publicação oficial das listas de inscritos para o Rally Dakar 2014, que será no próximo dia 20 de Novembro, e estamos a 50 dias do inicio do rally, é tempo de fazer uma compilação dos principais projectos no que se refere à categoria automóveis, uma vez que têm sido muitas as noticias e algumas novidades veículas na imprensa internacional a este respeito.

Posto isto, e começando pelos principais candidatos, a equipa alemã X-Raid, aparece mais uma vez com uma equipa muito forte. O seu alinhamento principal denominado Monster Energy X-Raid Team contará com 4 duplas com os seguintes pilotos: Peterhansel, Roma, Holowczyc, Terranova. De destacar a presença confirmada do português Paulo Fiúza no Mini de Orlando Terranova, piloto que é também novidade na equipa principal. Relembro que Peterhansel venceu as duas ultimas edições com um Mini e que em 2013 a X-Raid ocupou 4 dos 5 primeiros postos da geral sobrando apenas o segundo lugar do pódio para a Toyota de Giniel de Villiers.

Monster Energy X-Raid Team
 Como é habitual a X-Raid, terá ainda um alinhamento secundário, com vários pilotos. Existem rumores que no total poderão ser 10 a 15 equipas abordo de Minis e BMW, que a se confirmar tornará a participação mais numerosa no rally. Nomes como Kaczmarski, Garafulic, Yacopini, Vasilyev ou Shott poderão pilotar carros da X-Raid no Dakar. O também português, Filipe Palmeiro, experiente navegador poderá estar, nesse caso, ao lado do polaco Kaczmarski, tal como na Baja Portalegre 2013. Foi também noticiado a hipótese do chinês Zhou Yong ter abandonado o projecto da Great Wall Motors para se juntar à armada da Mini.

Atendendo aos resultados finais de 2013, destaco agora o projecto da Toyota Africa do Sul em parceria com a equipa belga Overdrive. Espera-se também uma participação numerosa abordo de Toyota Hilux. Em 2013, foram 8 pick-ups, embora só 2 atingiram o Top 10 final. O experiente piloto sul africano Giniel de Villiers, será o principal candidato ao pódio com o projecto Imperial Toyota. De Villiers terá uma segunda equipa, noutra pick-up, com a missão de ajuda.

Toyota Hilux de Giniel de Villiers para o Dakar 2014
Quanto à equipa belga Overdrive, pouco está confirmado oficialmente. No entanto, alguns pilotos têm utilizado as pick-ups da equipa belga, como os cazaques Rakhimbayev e Issabayev com as cores da Astana, ou  a dupla polaca Dabrowski e Czachor, que passarão assim das motos para os automóveis, com as cores de Orlen Team. O também polaco Adam Malysz, antigo saltador de esqui, também deverá estar no Dakar em 2014 com a Toyota, repetindo a participação de 2013, em que conseguiu um fantastico 15º lugar, tendo em conta a sua pouca experiencia no todo terreno.
Toyotas Hilux Overdrive utilizadas em 2013
 Parece certo que o milionário holandês, Peter Van Merksteijn irá ao Dakar tendo publicado no Youtube um video sobre o teste que realizou com a sua pick-up.


De seguida, destaco o projecto de Nasser Al-Attiyah apoiado pela Red Bull e pelo Qatar. Al-Attiyah já revelou as imagens do seu Buggy com novas cores. Nasser terá desta vez como companheiro de equipa o francês Thierry Magnaldi. Em 2013, ficou provado que o carro é rapido e capaz de vencer etapas, em 2014 falta comprovar a fiabilidade do mesmo. Se forem superados os problemas técnicos, Al-Attiyah será um sério candidato à vitória final.

Buggy do Qatar RedBull Team
Uma das grandes novidades para 2014, será a entrada da Ford Racing. O projecto parte da Ford Africa do Sul, à semelhança da Toyota, no entanto tem apoio da Ford Internacional. Estarão na partida do rally 2 novas pick-ups Ford Ranger, tendo como principal aposta o Argentino Lucio Alvarez. Ficam de seguida imagens dos testes da Ford no deserto da Namíbia, em Africa.




Quanto ao Team SMG, que em 2013, viu os seus três buggys a partilhar o Top 10 da geral provisória durante várias etapas, vencendo mesmo etapas com o francês Guerlain Chicherit. Em 2014, a principal novidade poderá ser a participação de Carlos Sainz com um destes Buggys. Oficialmente, Sainz apenas disse que se participasse no rally, não seria com o mesmo carro de 2013. No entanto Sainz realizou testes em marrocos com as cores da Redbull. Com o team SMG estará certamente o francês Ronan Chabot, como habitualmente tem feito.



Na equipa Great Wall Motors, poderão haver também novidades, com a hipotese de saída do chinês Yong Zhou, e pela contratação de ultima hora do experiente piloto francês, Christian Lavieille. Garantido estará a participação de Carlos Sousa/ Miguel Ramalho, repetindo a participação de 2013. Ficam de seguida as melhores imagens da ultima partição da equipa no Grande Rally da China.


Um dos ultimos projectos apresentados nos ultimos dias foi o de Eric Vigouroux e BJ Baldwing, que consiste na construção de 2 novas pick-ups pela Jefferies Racing. Ficam agora as imagens seguintes do novo carro que terá um motor V8 Chevrolet Corvette LS7 e com tração traseira.


Termino, lançando uma duvida: Será que em 2014 não teremos a presença do Americano Robby Gordon? Gordon já esteve mais interessado no Dakar, tendo inclusive vencido várias etapas e um pódio final. No entanto, todos se lembram do triste episódio da desclassificação do norte americano em 2012, num ano em que discutia a vitória. Independentemente de quem tinha razão, certo é que, após esse episódio e da má prestação de 2013, Gordon parece mostrar algum desinteresse pela prova. Oxalá, esteja enagado! Certo será a participação do árabe Yazeed Al-Rajhi com Alex Winocq num hummer comprado à estrutura de Gordon. A equipa Yazeed testou em Marrocos, e as imagens seguintes comprovam a condução agressiva do piloto árabe de rallys.

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Francisco Pita no Dakar 2014 com Buggy SMG!


Francisco Pita, anunciou há alguns dias, a sua participação em mais um rally Dakar. O projecto é a meu ver em tudo semelhante ao de 2012, participação com um buggy SMG e navegado por Humberto Gonçalves. A equipa será composta por oito elementos no total e terá dois veiculos de assistencia, um carro 4X4 e um Camião. O veiculo de corrida, é um veiculo competitivo, com as caracteristicas de um buggy de 2 rodas motrizes, suspensões de maior curso, motor Chevrolet de 6200cc e 500cv montado na traseira.

Francisco Pita, assume-se como um "Gentleman Driver", tendo como objectivo principal terminar o rally e se possivel alcançar os 40 primeiros classificados. Relembro que Pita e Gonçalves não terminaram o Dakar de 2012 devido a problemas na caixa de velocidades.

Krzysztof Holowczyc vence Baja Portalegre e Taça do Mundo


O fim de semana passado foi histórico para os polacos que participaram na Baja Portalegre, prova que conclui o calendário da Taça do Mundo de TT. Krzysztof Holowczyc venceu a Baja e venceu pela segunda vez a Taça do Mundo de TT, aproveitando assim as ausências de Nani Roma e Jean Louis Schlesser, que eram este ano os concorrentes diretos para o título. Martin Kaczmarski, também ele polaco, navegado pelo português Filipe Palmeiro, conseguiu um excelente segundo lugar. Após os problemas mecânicos de Miguel Barbosa, Nuno Matos e Rui Sousa, Pedro Grancha foi o melhor português em prova, ao volante de um BMW EVO X1 terminando no ultimo lugar do pódio final. Grancha venceu assim a competição em termos de campeonato nacional, sendo vice campeão nacional de TT. Relembro que o título de campeão Nacional já estava entregue a Miguel Barbosa desde a prova de Oleiros.

Confira o Top 10 final da classificação geral:


segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Merzouga rally 2013: Vitória para Sam Sunderland e HRC



Ainda em Marrocos a equipa oficial Honda completou o Merzouga Rally 2013, com vista à preparação do Dakar 2014, com os pilotos Sam Sunderland e Helder Rodrigues. E foram os pilotos da HRC que terminaram das duas primeiras posições, o que culminou com nova vitória para a Honda, após a consagração de Paulo Gonçalves no Rally de Marrocos. Sam Sunderland foi o vencedor. Helder Rodrigues venceu duas etapas mas terminou na segunda posição, após ter tido problemas com os instrumentos de navegação. Pedro Biachi Prata que em 2012 foi segundo, este ano ficou colocado na setima posição, sendo de salientar que a presença de vários pilotos oficiais, não permitiram que fosse mais além.

Classificação Geral Final:

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Merzouga Rally 2013: Helder Rodrigues vence 5ª Etapa

# 7 - Helder Rodrigues, HRC
 Helder Rodrigues vence a quinta etapa do Merzouga rally que decorre em Marrocos. Com este resultado sobe a segunda posição da geral provisória. Pedro Bianchi Prata também participa no rally com a sua equipa e ocupa uma boa posição no top 10 da classificação geral.

Classificação Geral após a 5ª etapa:

sábado, 19 de outubro de 2013

Rally de Marrocos 2013: 6ª Etapa - Portugueses vencem em Motos, Automóveis e Camiões

# 2 - Paulo Gonçalves ; # 304 - Orlando Terranova / Paulo Fiúza ; # 400 - Jacinto / Marques / Cochinho
Paulo Gonçalves que partia hoje com 14 segundos de vantagem sobre Marc Coma, acabou por ganhar quase 4 minutos ao espanhol o que lhe permitiu ficar na sua frente na geral e vencer desta forma o campeonato do mundo de TT. Gonçalves beneficiou ainda dos erros do seu companheiro de equipa, Joan Barreda, que era hoje o piloto que tinha de abrir a pista, e venceu tambem o rally de Marrocos 2013, mesmo tendo terminado a etapa na quinta posição. Em destaque, esteve tambem Helder Rodrigues que terminou a etapa na segunda posição, embora os problemas electricos na sua Honda, o tivessem colocado fora da discussão da geral logo na 2ª etapa.
 Nos automóveis Orlando Terranova, navegado por Paulo Fiúza, venceu nova etapa e vence a categoria automóveis.
Por seu lado, Elisabete Jacinto, fez hoje apenas terceiro na etapa, gerindo a vantagem que acumulou nos dias anteriores, arrecadando o trofeu na categoria Camiões.

Classificação Geral Final:
Motos e Quads
Automóveis e Camiões

Paulo "Speedy" Gonçalves Campeão do Mundo de Todo Terreno 2013 - FIM


Paulo Gonçalves consegue neste sábado, 19 de Outubro de 2013, o terceiro título de campeão do Mundo da história do todo terreno português. Aos comandos da nova Honda CRF 450 Rally, e integrado na equipa oficial da marca japonesa, Team HRC, Paulo Gonçalves, juntou a vitória no Rally de Marrocos, segunda maior prova de TT mundial a seguir ao Rally Dakar, ao título de Campeão Mundial.

Paulo Gonçalves consegue assim igualar os feitos de Carlos Sousa em 2003 ao volante de Mitsubishi Strakar, e de Helder Rodrigues em 2011 aos comandos de uma moto Yamaha.

Paulo Gonçalves em entrevista após a 5ª Etapa

Paulo Gonçalves conta como vai fazer para ser Campeão do Mundo - Outras Modalidades - Notícias - RTP

Rally de Marrocos 2013: 5ª Etapa

# 400 - Jacinto / Marques / Cochinho
Paulo Gonçalves que abria a pista após ter vencido a 4ª Etapa perde Algum tempo e deixe à segunda posição da geral. Mesmo assim mantém por pequena diferrença uma posição na frente de Marc Coma na classificação Geral, mantendo em perspectiva a possibilidade de vitória no campeonanto do mundo.
Orlando Terranova e Paulo Fiúza foram novamente os mais rápidos em pista, no entanto, eis que uma penalização de 33 minutos, deixa a dupla argentina e portuguesa a escassos segundos do segundo classificado da geral e mantém tudo em aberto para a derradeira etapa.
Elisabete Jacinto volta a vencer etapa e reforça a liderança da geral provisória.

Classificação Geral Após a 5ª Etapa:
Motos e Quads

Automóveis e Camiões

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Rally de Marrocos 2013: 4ª Etapa

# 2 - Paulo Gonçalves / HRC
Paulo Gonçalves vence etapa e recupera geral provisória.
Paulo Fiúza ao lado de Orlando Terranova mantêm a liderança na categoria Automóveis.
Elisabete Jacinto vence etapa e mantém a liderança dos Camiões.
Ruben Faria obrigado a desistir para não agravar a lesão no pulso, e assim não comprometer a sua participação no proximo Dakar.

Classificação Geral após a 4ª Etapa:

Motos e Quads

Automóveis e Camiões


quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Rally de Marrocos 2013: 3ª Etapa

# 400 - Jacinto / Marques / Cochinho
# 304 - Orlando Terranova / Paulo Fiúza

Elisabete Jacinto vence novamente e mantêm liderança da geral dos camiões.
Paulo Fiúza a navegar Orlando Terranova consegue também a terceira vitória e mantêm a liderança da geral da categoria automóveis.
Paulo Gonçalves perde algum tempo, pois teve de abrir a pista, mas não cometeu erros de navegação e mantem-se na frente de Marc Coma na luta pelo campeonato do mundo de todo terreno.
Classificação Geral após a 3ª Etapa:

Motos e Quads

Automoveis e Camiões

Rally Marrocos 2013: 2ª Etapa

# 2 - Paulo Gonçalves
Paulo Gonçalves vence etapa e assegurou a liderança provisória da geral.
Helder Rodrigues teve problema eletrico e sofre penalização. Mantém-se em prova visando agora vitórias em etapas.
Ruben Faria encontra-se com problemas fisicos que o impedem de andar mais rápido.

Classificação Geral após a 2ª Etapa:

Motos e Quads
 
Automóveis e Camiões

terça-feira, 1 de outubro de 2013

China Grand Rally: Vitória para a Great Wall e Azar para Carlos Sousa

Zhou Yong e Hong Yu em Great Wall são os grandes vencedores do Grande Rali da China após a desistência de Carlos Sousa e Miguel Ramalho a cerca de 100 Km da meta da ultima especial.

# 108 - Zhou Yong / Hong Yu

Carlos Sousa: " Depois de tantos quilómetros e de tanto esforço, não merecíamos este desfecho."

A dupla portuguesa liderou a classificação geral da categoria automóveis desde a terceira etapa, vencendo 7 etapas, dispôs de uma vantagem de cerca de meia hora sobre os principais adversários, mas, na derradeira etapa um curto circuito tramou os portugueses causando um principio de incendio que destruiu a parte electrica do Great Wall SUV Haval 101, não sendo possivel colocar o carro de novo em marcha.

Contudo, além de ritmo competitivo, Carlos Sousa leva consigo algumas certezas desta sua primeira experiencia em solo asiático: "Depois das várias conversas que fui tendo com os responsáveis da Great Wall, ficou praticamente assente que este projeto vai ter continuidade para lá do Dakar 2014 e que a equipa está determinada em realizar um grande investimento nesta modalidade, que está a ter cada vez maior popularidade e projeção aqui na China. Enfim, são boas notícias que deverão ser confirmadas e divulgadas muito em breve pela Great Wal"

Classificação Geral Final:

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

China Grand Rally: 11ª Etapa

Carlos Sousa vence etapa e está mais perto da vitória final!

Na 11ª etapa, Carlos Sousa e Miguel Ramalho regressam às vitórias, reforçando a liderança da geral. Amanhã, 27 de Setembro, cumpre-se o segundo dia de descanso do rally. Depois no Sábado, dia 28, decorrerá a ultipa especial, com um total de 246 Km.

Classificação Geral Após a 11ª etapa:





quarta-feira, 25 de setembro de 2013

China Grand Rally: 10ª Etapa

Great Wall vence novamente e Sousa mantém a liderança
# 108 - Yong Zhou / Hong Yu
A dupla chinesa do Great Wall Haval 108 foi a vencedora da 10ª Etapa. Carlos Sousa faz apenas o quarto tempo, perdendo alguns minutos para o seu companheiro de equipa e para a Nissan de Wei Han.

Classificação Geral após a 10ª Etapa:



terça-feira, 24 de setembro de 2013

China Grand Rally: Carlos Sousa mantém a liderança

A tripulação norte americana do Buggy 114 vence 9 etapa...

# 114 - Harley Letner / Donald Gehnert

Classificação Geral após a 9ª Etapa:

China Grand Rally: 8ª Etapa dificil para Carlos Sousa

Tripulação da Nissan 111 (ex - Dessoude) vence 8ª Etapa

# 111 - Kun Liu / Min Liao
Classificação Geral após a 8ª Etapa


Após três vitórias consecutivas e uma hegemonia total da Great Wall, foi um veículo com motorização Nissan (ex - proto Dessoude) que venceu a tirada. Carlos Sousa falhou um ponto de controlo, tendo sido penalizado em 15 minutos, concluindo a etapa na 12ª posição. Apesar deste contratempo, a dupla portuguesa mantém a liderança da geral, embora com menor vantagem, vendo aproximar-se o seu companheiro de equipa, Zhou Young, que agora ocupa o segundo lugar da geral.