sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Pré-Dakar 2014: Projectos das equipas dos automóveis para o Rally

Quando faltam 5 dias para a publicação oficial das listas de inscritos para o Rally Dakar 2014, que será no próximo dia 20 de Novembro, e estamos a 50 dias do inicio do rally, é tempo de fazer uma compilação dos principais projectos no que se refere à categoria automóveis, uma vez que têm sido muitas as noticias e algumas novidades veículas na imprensa internacional a este respeito.

Posto isto, e começando pelos principais candidatos, a equipa alemã X-Raid, aparece mais uma vez com uma equipa muito forte. O seu alinhamento principal denominado Monster Energy X-Raid Team contará com 4 duplas com os seguintes pilotos: Peterhansel, Roma, Holowczyc, Terranova. De destacar a presença confirmada do português Paulo Fiúza no Mini de Orlando Terranova, piloto que é também novidade na equipa principal. Relembro que Peterhansel venceu as duas ultimas edições com um Mini e que em 2013 a X-Raid ocupou 4 dos 5 primeiros postos da geral sobrando apenas o segundo lugar do pódio para a Toyota de Giniel de Villiers.

Monster Energy X-Raid Team
 Como é habitual a X-Raid, terá ainda um alinhamento secundário, com vários pilotos. Existem rumores que no total poderão ser 10 a 15 equipas abordo de Minis e BMW, que a se confirmar tornará a participação mais numerosa no rally. Nomes como Kaczmarski, Garafulic, Yacopini, Vasilyev ou Shott poderão pilotar carros da X-Raid no Dakar. O também português, Filipe Palmeiro, experiente navegador poderá estar, nesse caso, ao lado do polaco Kaczmarski, tal como na Baja Portalegre 2013. Foi também noticiado a hipótese do chinês Zhou Yong ter abandonado o projecto da Great Wall Motors para se juntar à armada da Mini.

Atendendo aos resultados finais de 2013, destaco agora o projecto da Toyota Africa do Sul em parceria com a equipa belga Overdrive. Espera-se também uma participação numerosa abordo de Toyota Hilux. Em 2013, foram 8 pick-ups, embora só 2 atingiram o Top 10 final. O experiente piloto sul africano Giniel de Villiers, será o principal candidato ao pódio com o projecto Imperial Toyota. De Villiers terá uma segunda equipa, noutra pick-up, com a missão de ajuda.

Toyota Hilux de Giniel de Villiers para o Dakar 2014
Quanto à equipa belga Overdrive, pouco está confirmado oficialmente. No entanto, alguns pilotos têm utilizado as pick-ups da equipa belga, como os cazaques Rakhimbayev e Issabayev com as cores da Astana, ou  a dupla polaca Dabrowski e Czachor, que passarão assim das motos para os automóveis, com as cores de Orlen Team. O também polaco Adam Malysz, antigo saltador de esqui, também deverá estar no Dakar em 2014 com a Toyota, repetindo a participação de 2013, em que conseguiu um fantastico 15º lugar, tendo em conta a sua pouca experiencia no todo terreno.
Toyotas Hilux Overdrive utilizadas em 2013
 Parece certo que o milionário holandês, Peter Van Merksteijn irá ao Dakar tendo publicado no Youtube um video sobre o teste que realizou com a sua pick-up.


De seguida, destaco o projecto de Nasser Al-Attiyah apoiado pela Red Bull e pelo Qatar. Al-Attiyah já revelou as imagens do seu Buggy com novas cores. Nasser terá desta vez como companheiro de equipa o francês Thierry Magnaldi. Em 2013, ficou provado que o carro é rapido e capaz de vencer etapas, em 2014 falta comprovar a fiabilidade do mesmo. Se forem superados os problemas técnicos, Al-Attiyah será um sério candidato à vitória final.

Buggy do Qatar RedBull Team
Uma das grandes novidades para 2014, será a entrada da Ford Racing. O projecto parte da Ford Africa do Sul, à semelhança da Toyota, no entanto tem apoio da Ford Internacional. Estarão na partida do rally 2 novas pick-ups Ford Ranger, tendo como principal aposta o Argentino Lucio Alvarez. Ficam de seguida imagens dos testes da Ford no deserto da Namíbia, em Africa.




Quanto ao Team SMG, que em 2013, viu os seus três buggys a partilhar o Top 10 da geral provisória durante várias etapas, vencendo mesmo etapas com o francês Guerlain Chicherit. Em 2014, a principal novidade poderá ser a participação de Carlos Sainz com um destes Buggys. Oficialmente, Sainz apenas disse que se participasse no rally, não seria com o mesmo carro de 2013. No entanto Sainz realizou testes em marrocos com as cores da Redbull. Com o team SMG estará certamente o francês Ronan Chabot, como habitualmente tem feito.



Na equipa Great Wall Motors, poderão haver também novidades, com a hipotese de saída do chinês Yong Zhou, e pela contratação de ultima hora do experiente piloto francês, Christian Lavieille. Garantido estará a participação de Carlos Sousa/ Miguel Ramalho, repetindo a participação de 2013. Ficam de seguida as melhores imagens da ultima partição da equipa no Grande Rally da China.


Um dos ultimos projectos apresentados nos ultimos dias foi o de Eric Vigouroux e BJ Baldwing, que consiste na construção de 2 novas pick-ups pela Jefferies Racing. Ficam agora as imagens seguintes do novo carro que terá um motor V8 Chevrolet Corvette LS7 e com tração traseira.


Termino, lançando uma duvida: Será que em 2014 não teremos a presença do Americano Robby Gordon? Gordon já esteve mais interessado no Dakar, tendo inclusive vencido várias etapas e um pódio final. No entanto, todos se lembram do triste episódio da desclassificação do norte americano em 2012, num ano em que discutia a vitória. Independentemente de quem tinha razão, certo é que, após esse episódio e da má prestação de 2013, Gordon parece mostrar algum desinteresse pela prova. Oxalá, esteja enagado! Certo será a participação do árabe Yazeed Al-Rajhi com Alex Winocq num hummer comprado à estrutura de Gordon. A equipa Yazeed testou em Marrocos, e as imagens seguintes comprovam a condução agressiva do piloto árabe de rallys.

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Francisco Pita no Dakar 2014 com Buggy SMG!


Francisco Pita, anunciou há alguns dias, a sua participação em mais um rally Dakar. O projecto é a meu ver em tudo semelhante ao de 2012, participação com um buggy SMG e navegado por Humberto Gonçalves. A equipa será composta por oito elementos no total e terá dois veiculos de assistencia, um carro 4X4 e um Camião. O veiculo de corrida, é um veiculo competitivo, com as caracteristicas de um buggy de 2 rodas motrizes, suspensões de maior curso, motor Chevrolet de 6200cc e 500cv montado na traseira.

Francisco Pita, assume-se como um "Gentleman Driver", tendo como objectivo principal terminar o rally e se possivel alcançar os 40 primeiros classificados. Relembro que Pita e Gonçalves não terminaram o Dakar de 2012 devido a problemas na caixa de velocidades.

Krzysztof Holowczyc vence Baja Portalegre e Taça do Mundo


O fim de semana passado foi histórico para os polacos que participaram na Baja Portalegre, prova que conclui o calendário da Taça do Mundo de TT. Krzysztof Holowczyc venceu a Baja e venceu pela segunda vez a Taça do Mundo de TT, aproveitando assim as ausências de Nani Roma e Jean Louis Schlesser, que eram este ano os concorrentes diretos para o título. Martin Kaczmarski, também ele polaco, navegado pelo português Filipe Palmeiro, conseguiu um excelente segundo lugar. Após os problemas mecânicos de Miguel Barbosa, Nuno Matos e Rui Sousa, Pedro Grancha foi o melhor português em prova, ao volante de um BMW EVO X1 terminando no ultimo lugar do pódio final. Grancha venceu assim a competição em termos de campeonato nacional, sendo vice campeão nacional de TT. Relembro que o título de campeão Nacional já estava entregue a Miguel Barbosa desde a prova de Oleiros.

Confira o Top 10 final da classificação geral: