sábado, 29 de dezembro de 2012

Antevisão do Dakar 2013: Categoria Automóveis

"Dakar 2013 é uma edição best-of"

Principais candidatos à vitória


As palavras são de Etienne Lavigne, diretor da prova, antevendo o Dakar 2013, que promete ser o melhor rally de sempre, desde que se realiza na América do Sul. Lavigne referia-se ao traçado, que segundo o próprio engloba o melhor das edições anteriores, assim como à presença de quase todos os candidatos em todas as categorias. No entanto, a expressão "best-of" aplica-se na perfeição à categoria dos automóveis. Na edição de 2013 vão partir nos automóveis 5 antigos vencedores do Dakar, dos quais os vencedores das últimas 4 edições: Stephane Peterhansel (vencedor em 2012, o seu 10º título), Nasser Al-Attiyah (vencedor em 2011), Carlos Sainz (vencedor em 2010) e Giniel De Villiers (vencedor em 2009). O quinto piloto é Nani Roma quem venceu em 2004 a categoria Motos. 

Um Dakar mais competitivo...
Em termos de competitividade o Dakar 2013 está definitivamente mais rico com: a confirmação da presença de Robby Gordon e do seu Hummer, que mostrou em 2012 que tem condições para lutar pela vitória; a participação da X-Raid com 6 Minis e um X3; a participação record de 8 Toyotas Hilux construídas em conjunto pela Overdrive Racing e a Toyota África do Sul, o aparecimento do team Red Bull / Qatar com 2 Buggys novos; a participação dos holandeses da Riwald Dakar Team com novas motorizaçoes nos antigos Racing Lancer tornando-os mais competitivos; a participação da equipa oficial chinesa Great Wall Motors com o experiente Carlos Sousa; a participação da equipa SMG com 3 dos seus Buggys totalmente revistos; a participação da Mitsubishi Brasil com um novo projecto, o ASX com motor Aston Martin; o regresso de Eric Vigouroux com o seu característico Chevrolet pickup; a estreia de Matthias Kahle com o SAM-Mercedes, a estreia do novo prototipo do team Dessoude , o buggy Juke; e a estreia da equipa russa G Force Motorsport com 3 carros.

Para além destas importantes e numerosas participações existe um outro facto que torna esta edição mais interessante, que é o facto de a A.S.O. ter alterado os regulamentos beneficiando os carros 4x2 face aos carros 4x4. Desta forma os buggys que já tinham uma estrutura mais leve podem agora usar motores maiores, sistema automático de enchimento de pneus, e suspensões de maior curso, etc... Isto explica o aparecimento de maior número de inscritos nas duas rodas motrizes que agora poderão apresentar perfomance semelhante ou até superior em alguns tipos de terreno. Por outro lado, os regulamentos impõem também restritores de maior calibre para os carros turbo diesel em relação aos de gasolina, na tentativa de diminuir a diferença de desempenho dos carros privados para os carros das principais equipas. Isto significa por exemplo que as Hilux (gasolina) nomeadamente de Giniel de Villiers terão alguma vantagem sobre os Mini (turbo diesel) de Peterhansel e da "armada" X-Raid.

Quem pode vencer?

Stephane Peterhansel, o "Senhor Dakar", como é conhecido, vencedor de 2012, a bordo de um Mini preparado pela X-Raid é naturalmente um dos grandes favoritos. Recordo que o francês já conta com 10 títulos (6 nas motos e 4 nos automóveis). Bem posicionado está também Nani Roma, colega de equipa de Peterhansel, foi 2º em 2012, e vai pilotar também um Mini. O francês e o espanhol serão os mais favoritos entre os Mini, mas outros pilotos da X-Raid como Holowczic, Novitskiy ou Terranova (BMW X3) poderão também andar na frente. Giniel de Villiers, vencedor em 2009 e 3º classificado em 2012, será o mais preparado entre as Toyota Hilux. Destaque ainda para o argentino Lucio Alvarez, também em Toyota Hilux, que quererá repetir um lugar no Top 5. A lutar pela vitória estarão também Carlos Sainz e Nasser Al-Attiyah competindo com o seu novo buggy, cuja performance ninguém conhece pois o Dakar 2013 será a estreia absoluta para este carro novo. A juventude do projecto da equipa Red Bull / Qatar poderá ser o seu principal handicap. Na luta pela vitória irá estar também Robby Gordon com o seu tradicional e vistoso Hummer. Fora da luta pela vitória, mas com fortes possibilidades de terminarem num Top 10 estão: Bernhard Ten Brinke em Ford HRX (chassi do antigo Mitsubishi Rancing Lancer), Carlos Sousa em Great Wall SUV Haval, Guerlain Chicherit em buggy SMG, Guilherme Spinelli em Mitsubishi ASX e Eric Vigouroux em Chevrolet Silverado.

Sem comentários:

Enviar um comentário