quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Antevisão do Dakar 2013: Categoria Motos

A menos de 10 dias do tiro de partida para o Rally Dakar 2013, vou dar início a uma breve antevisão sobre os principais protagonistas desta edição, começando pela categoria Motos.

Quem será o grande vencedor da categoria Motos?

Cyril Desprès / Hélder Rodrigues
Com a confirmação da ausência de Marc Coma, em 2013 o grande favorito será o francês Cyril Desprès que já venceu por 4 vezes o Dakar (2005, 2007, 2010 e 2012). Desprès passa assim a ser o único chefe de fila da equipa oficial da KTM, marca que tem dominado o Dakar na última década. No entanto Desprès não irá correr sozinho. O português Hélder Rodrigues estará em condições de dar muita luta ao francês. O "estrelinha", como é conhecido, participa no Dakar integrado numa equipa oficial pela primeira vez, a Honda (HRC) que está de regresso ao rally, 23 anos depois da ultima participação. Rodrigues é o motard com melhor palmarés no Dakar nos últimos anos, a seguir a Desprès e a Coma, tem sido muitíssimo regular, obtendo dois 5º, um 4º e dois 3º lugares nas últimas 5 edições, mesmo enquanto privado, e portanto com menos recursos que o espanhol e o francês.

Quem pode chegar ao pódio e quem completará o TOP 10?
Principais Pilotos/Equipas na categoria Motos no Dakar 2013

 A ausência de Coma impede a repetição do pódio da edição de 2012. Colocando no patamar da luta pela vitória Rodrigues e Desprès, existem vários pilotos que podem chegar ao pódio final, sendo que os pilotos rápidos da equipa Husqvarna, nomeadamente Joan Barreda e Paulo "Speedy" Gonçalves serão os principais favoritos ao lugar mais baixo do pódio. Quanto ao Top 5 e Top 10, vários pilotos têm igualmente condições de o conseguirem, sendo que o quadro acima apresentado, sintetiza os principais pilotos/equipas que serão protagonistas do Dakar de Janeiro próximo. Desta forma, os "aguadeiros" da equipa KTM, Faria e Pedrero, podem terminar no Top 10, uma vez que tem qualidade e uma moto bem preparada, no entanto estão dependentes da ajuda que tem de prestar ao seu chefe de fila. Quanto à equipa Yamaha France, esta apresenta este ano 4 pilotos com experiência (Pain, Casteu, Verhoeven e Fretigné), tendo todos eles possibilidades de terminar no Top 10. Quanto à equipa polaca Orlen Team, Przygonsky será mais uma vez a sua grande aposta. De realçar ainda a presença outros notáveis pilotos, que participando com estrutura própria ou com apoio de equipas mais pequenas, como Viladoms (4º em 2012), Svitko (5º em 2012), "Chaleco" Lopez (3º em 2010), Ullevalseter (2º em 2010), entre outros, que poderão ter uma palavra a dizer.
Todos os nomes acima referidos poderão ser protagonistas em 2013, e são certamente os que estão melhor preparados, mas o rally Dakar é uma prova longa de 2 semanas e com um percurso de cerca de 10 mil Km, pelo que são apenas previsões, podendo haver algumas surpresas com o decorrer da prova.

Sem comentários:

Enviar um comentário