A etapa de hoje, a 6ª etapa da 40ª edição do Dakar fez a transição entre o Peru e a Bolívia. fez também a transição entre as dunas e as pistas de terra e pedras Amanhã na cidade de La Paz será o dia de descanso. Foi sem duvida uma semana muito dura para os participantes do Dakar. Foi talvez o inicio de Dakar mais duro desde que a prova mítica se mudou para a América do Sul. Foram sobretudo as primeiras 5 etapas nas dunas do Peru que puseram à prova as mecânicas e as capacidade de navegação dos participantes. Foi uma semana repleta de historias, incidentes, inúmeras desistências e atrasos significativos.
Com "a dança de cadeiras" a mudar as classificações nas varias categorias, quase todos os dias, no final da 6ª etapa são estes os lideres das varias categorias:
Motos: #47 KEVIN BENAVIDES - Honda
Quads: #241 IGNACIO CASALE - Yamaha
Camiões: #500 EDUARD NIKOLAEV /EVGENY YAKOVLEV / VLADIMIR RYBAKOV - Kamaz
Se nas motos a luta permanece em aberto entre os representantes das principais marcas, Honda, Yamaha e KTM, nos Automóveis tudo parece encaminhar-se para uma vitória da Peugeot em ano de despedida, que é perseguida pela Toyota, sendo que as duas marcas ocupam todos os lugares do Top 5. Já a MINI está já arredada da discussão da vitória final. Nas restantes categorias a luta mantém-se, embora nos camiões a Kamaz tem consolidado a sua liderança perante a Iveco.
Quanto à participação portuguesa, esta resume-se neste momento a Carlos Sousa no Renault Duster, a Fausto Mota nas motos e a Filipe Palmeiro na navegação ao lado de Garafulic. Foi também uma semana muito dura para as aspirações portuguesas. A participação lusa ficou logo desfalcada pelas ausências de Paulo Gonçalves e Mário Patrão nas motos que já não alinharam na partida para o rali. Depois logo na etapa inaugural deu-se o abandono de Joaquim Rodrigues, devido à queda sofrida pelo motard português. Também devido a problemas fisicos devido a acidente nas dunas a dupla Pedro Mello Breyner e Pedro Velosa em SSV viram-se obrigados a abandonar o desafio prematuramente. Mais tarde, na etapa 4, a dupla composta por André Villas Boas e Rúben Faria na Hilux, teve também um acidente na transposição de uma duna, causando problemas físicos que levaram Villas Boas a receber tratamento hospitalar. Quanto aos resistentes, Fausto Mota, segue ao seu ritmo, "certinho" e mantém o 59º lugar, a meio da tabela. Filipe Palmeiro, que navega Boris Garafulic em MINI segue com bastante atraso dentro do Top 30, isto após colisão com outro carro da X-Raid no inicio do rali, o que levou a uma reparação demorada. Já Carlos Sousa, na estreia com o Duster está também ele bastante atrasado após a passagem pelas dunas do Peru, quer por alguns problemas de navegação na fase inicial, quer sobretudo pela mecanica do Duster que tem cedido perante a dureza da prova, primeiro foi uma rotula da direcção partida na 2ª etapa e na 5ª etapa ficou sem tração dianteira, pelo que ambas as situações obrigaram reparações em pista, que resultam neste momento num atraso de 9h51min para o líder, que se traduz na 25ª posição na Geral.
Aguardemos pelo que nos reserva a segunda metade do Dakar 2018!!!
Se nas motos a luta permanece em aberto entre os representantes das principais marcas, Honda, Yamaha e KTM, nos Automóveis tudo parece encaminhar-se para uma vitória da Peugeot em ano de despedida, que é perseguida pela Toyota, sendo que as duas marcas ocupam todos os lugares do Top 5. Já a MINI está já arredada da discussão da vitória final. Nas restantes categorias a luta mantém-se, embora nos camiões a Kamaz tem consolidado a sua liderança perante a Iveco.
Quanto à participação portuguesa, esta resume-se neste momento a Carlos Sousa no Renault Duster, a Fausto Mota nas motos e a Filipe Palmeiro na navegação ao lado de Garafulic. Foi também uma semana muito dura para as aspirações portuguesas. A participação lusa ficou logo desfalcada pelas ausências de Paulo Gonçalves e Mário Patrão nas motos que já não alinharam na partida para o rali. Depois logo na etapa inaugural deu-se o abandono de Joaquim Rodrigues, devido à queda sofrida pelo motard português. Também devido a problemas fisicos devido a acidente nas dunas a dupla Pedro Mello Breyner e Pedro Velosa em SSV viram-se obrigados a abandonar o desafio prematuramente. Mais tarde, na etapa 4, a dupla composta por André Villas Boas e Rúben Faria na Hilux, teve também um acidente na transposição de uma duna, causando problemas físicos que levaram Villas Boas a receber tratamento hospitalar. Quanto aos resistentes, Fausto Mota, segue ao seu ritmo, "certinho" e mantém o 59º lugar, a meio da tabela. Filipe Palmeiro, que navega Boris Garafulic em MINI segue com bastante atraso dentro do Top 30, isto após colisão com outro carro da X-Raid no inicio do rali, o que levou a uma reparação demorada. Já Carlos Sousa, na estreia com o Duster está também ele bastante atrasado após a passagem pelas dunas do Peru, quer por alguns problemas de navegação na fase inicial, quer sobretudo pela mecanica do Duster que tem cedido perante a dureza da prova, primeiro foi uma rotula da direcção partida na 2ª etapa e na 5ª etapa ficou sem tração dianteira, pelo que ambas as situações obrigaram reparações em pista, que resultam neste momento num atraso de 9h51min para o líder, que se traduz na 25ª posição na Geral.
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