quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

O grande Salto de Robby Gordon!


Pós Dakar 2013: a análise de Helder Rodrigues


DAKAR 2013: Funny Pictures...

Os Grandes Vencedores!

Motos...


Depois da lesão de Marc Coma e da confirmação da sua ausência a poucos dias do inicio do rally, chegou-se a pensar que Helder Rodrigues a e Honda HRC poderiam ameaçar o favoritismo de Cyril Despres. Facto que não veio a acontecer, Cyril Despres ganhou pela quinta vez e a honda esteve longe de fazer oposição. Helder Rodrigues que teve vários problemas essencialmente ao nivel do combustivel nao foi além do 7º lugar da geral. A grande surpresa foi o segundo lugar de de Ruben Faria, que consegue o melhor resultado de sempre para os portugueses. "Chaleco" Lopez consegue pela segunda vez o terceiro posto, e perde novamente um posto para um português na ultima etapa. Paulo Gonçalves consegue a melhor prestação para a Husqvarna e fecha o Top 10. O estreante Mário Patrão consegue um excelente 30º lugar e Pedro Bianchi Prata termina na 58ª posição apos ter tido problemas mecanicos e penalizações associadas.

Quads...

O rally Dakar 2013 foi uma espécie de passeio para Marcos Patronelli que vence o rally pela segunda vez e consegue o quarto titulo para os irmãos Patronelli. Na liderança desde a segunda etapa, Marcos não teve concorrência (o irmão Alejandro não participou em 2013), acumulou rapidamente uma grande diferença para os adversários, diferença que geriu durante a prova, terminando com um a vantagem de cerca de duas horas para o segundo classificado Ignacio Casale.

Automóveis...


Stephane Peterhansel conquista a sua 11ª vitória, a quinta nos automóveis. O "Senhor Dakar" como é apelidado detem agora o record de vitórias finais em motos (6 titulos) e automóveis (5 titulos). Numa edição em os Mini estão obrigados a usar motores derivados de série e restritores de ar, os Buggys com as regras a seu favor mostraram ser mais competitivos, mas diversos problemas mecanicos não permitiram que estes disputassem a vitória final, como são exemplo os casos dos antigos campeões Carlos Sainz e Nasser Al-Attiyah. No final, vitória para Peterhansel e a X-raid domina o Top 5 com 4 carros. Giniel de Villiers e a Toyota melhoram o registo do ano anterior e fazem 2º. Destaque ainda para Paulo Fiúza que consegue o 5º lugar final ao lado de Orlando Terranova. Carlos Sousa / Miguel Ramalho conseguem um fantástico 6º lugar final, repetindo o resultado do ano passado para o maior construtor privado chinês.

Camiões...


Eduard Nicolaev vence pela primeira vez, e a Kamaz domina o pódio final com 3 camiões nas 3 primeiras posições. Gerard de Rooy e o seu Iveco mostraram ser os mais rapidos, mas problemas mecânicos numa unica etapa e já na segunda semana, resultaram num atraso de cerca de uma hora e relegaram o holandês para o quarto posto.

Os Tugas...

Numa edição em que se registou uma das participaçoes portuguesas mais reduzidas dos ultimos anos, apenas 9 elementos ( 6 pilotos e 3 navegadores), os tugas conseguiram a melhor classificação individual de sempre e a melhor prestação global.  Registou-se apenas uma desistência, a de Filipe Palmeiro que navegava o polaco Krzysztof Hołowczyc. Dos oito elementos que terminaram, 6 portugueses terminaram no Top 10. 

Nas motos, pela primeira vez 3 pilotos conseguem o Top 10 na mesma edição, sendo que Ruben Faria alcança o segundo posto, o melhor de sempre entre os portugueses. Helder Rodrigues consegue o 7º posto e Paulo Gonçalves o 10º posto, confirmando no maior rally do mundo que Portugal tem na actualidade três pilotos de classe mundial, facto que e justifica a presença destes pilotos nas equipas oficiais da KTM, Honda e Husqvarna. De destacar que Portugal consegue pelo terceiro ano consecutivo uma presença no pódio final.

Nos Automóveis destaque para o quinto lugar de Paulo Fiúza ao lado do argentino Orlando Terranova. A dupla portuguesa Carlos Sousa e Miguel Ramalho conseguem o 6º lugar para a Great Wall Motors. Com um "budjet" muito inferior ao das equipas como a X-Raid e mesmo a Toyota África do Sul, a Great Wall não fez qualquer prova oficial após o Dakar 2012, apresentou um carro que testou em marrocos e que não tinha qualquer evolução em relação a 2012. Sem ritmo competitivo Carlos Sousa lutou de forma desigual com os carros mais competitivos e beneficiou da pouca fiabilidade dos Buggys e da sua experiência para alcançar uma fabulosa 6ª posição final, repetindo uma presença no Top 10 pela 10ª vez, num total de 14 participações.

sábado, 19 de janeiro de 2013

Motards portugueses brilham na 14ª Etapa


Ruben Faria termina Dakar em lugar histórico!

Ruben Faria garantiu hoje a melhor participação de sempre no Dakar ao conseguir a segunda posição da geral. O piloto algarvio supera assim as melhores prestações lusas em todas as categorias que pertenciam a Hélder Rodrigues que tinha terminado em 3º lugar em 2011 e 2012. Nos automóveis o melhor resultado continua a pertencer a Carlos Sousa que terminou em 4º lugar a edição de 2003. 
Ruben Faria foi o português que mais brilhou nesta edição, andou sempre com os homens da frente, manteve-se no Top 10 da geral desde o inicio do rally, chegou a liderar o rally, venceu a última especial e terminou em segundo da geral, o que é fantastico para um piloto que tinha o propósito de ajudar o seu colega de equipa a ganhar o dakar e fazer a melhor classificação possivel. No final Despres vence o seu 5º Dakar (3º com Faria como "mochileiro") e Ruben Faria faz segundo e mais uma dobradinha para a equipa oficial KTM!


ETAPA 14: LA SERENA - SANTIAGO (128 Km)

"A Recta Final..."




quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

ETAPA 11: LA RIOJA - FIAMBALÁ (219 Km / 220 Km)


Motos / Quads: 220 Km
Automóveis / Camiões: 219 Km

 
NOTA: Etapa neutralizada em CP1 para Automóveis e Camiões devido às condições meteorológicas, aguardando-se decisão da Organização.


terça-feira, 15 de janeiro de 2013

ETAPA 10: CORDOBA - LA RIOJA (357 Km / 353 Km)

Motos / Quads: 357 Km
Automóveis / Camiões: 353 Km

SEGUNDA FEIRA FANTÁSTICA E HISTÓRICA PARA PORTUGAL NO DAKAR


A etapa 9 do rally Dakar 2013 que decorreu esta segunda feira é a etapa mais longa desta edição e correu quase na perfeição para as aspirações poruguesas. Despois de vários dias em que os nossos representantes no maior rally do mundo tiveram vários problemas, eis que surge o dia em que todos terminaram sem problemas, melhorando a sua classificação geral, culminando no caso das motos com a liderança do rally para Ruben Faria, que ao início da segunda semana e quando faltam 5 etapas para o final, é para já um feito histórico. Relembro que os motards portugueses Ruben Faria e Helder Rodrigues já estiveram na liderança do rally quando este partiu de Portugal após vencerem as primeiras etapas, asssim como é o caso de Carlos Sousa que em 2007 venceu a primeira etapa ficando assim na liderança do rally.

Nas Motos...

A etapa mais longa desta edição foi a melhor etapa para os 5 pilotos portugueses em prova, que conseguiram 3 posições no top 10 da especial ao fazerem 4º (Ruben Faria), 5º (Helder Rodrigues), 7º (Paulo Gonçalves). Por seu lado Pedro Bianchi Prata que partiu em quarto para a especial terminou na 16ª posição e Mário Patrão que tem vindo a realizar boas prestações conseguiu a 24ª posição, o que em 133 motos que terminaram a especial é excelente. Desta modo, Ruben Faria assumiu a liderança da geral, após o acidente de David Casteu, Helder Rodrigues subiu de 14º para 7º da geral, e Paulo Gonçalves entra para o top 20, subindo para 19º da Geral. Mário Patrão apesar da sua boa prestação acaba por cair 3 posições para 41º, por receber uma penalização de 45 minutos por trocar de motor pela segunda vez, e por fim Pedro Bianchi Prata, que depois de ter tido muitos problemas com a moto na primeira semana, vai a agora melhorando a sua classificação ocupa agora a 80ª posição e subiu 12 lugares.

Nos Automóveis...

A etapa 9 também correu da melhor forma para a única dupla portuguesa em competição. Carlos Sousa e Miguel Ramalho (Great Wall Haval) alcançaram a 6ª posição no final da etapa, tendo estado com o quarto melhor tempo em alguns parciais, o que constitui a melhor prestação nesta edição. Este resultado permitiu um salto na classificação geral de 10º para 6º, ultrapassando de uma só assentada toda a equipa SMG. Carlos Sousa beneficiou dos problemas de Guerlain Chicherit que ao embater numa pedra perdeu uma roda e perdeu cerca de uma hora e meia, e de Nasser Al-Attiyah que não terminou a etapa e terá mesmo abandonado segundo as ultimas informações, aguardadando a ainda a confirmação oficial pela A.S.O.. De destacar a excelente prestação de Paulo Fiuza que navega o argentino Orlando Terranova (BMW), que conseguiram a 3ª posição na etapa e ocupam a 5ª posição da geral.

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

ETAPA 9: SAN MIGUEL DE TUCUMÁN - CORDOBA (593 Km / 293 Km)

Automóveis / Motos / Quads: 593 Km
Camiões: 293 Km

Ruben Faria é líder da categoria Motos!

Ruben Faria termina a 9ª etapa na quarta posição e confirma a liderança da classificação geral do Dakar em Motos. A liderança do Dakar não é inedita para Ruben Faria que já liderou o rally em 2007 quando venceu a primeira etapa. No entanto é a primeira vez que um motard português entra na segunda semana do Dakar em primeiro lugar. 



Carlos Sousa é 6º da geral, Peterhansel cada vez mais líder, Al-Attiyah fora de jogo!