quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Os Grandes Vencedores!

Motos...


Depois da lesão de Marc Coma e da confirmação da sua ausência a poucos dias do inicio do rally, chegou-se a pensar que Helder Rodrigues a e Honda HRC poderiam ameaçar o favoritismo de Cyril Despres. Facto que não veio a acontecer, Cyril Despres ganhou pela quinta vez e a honda esteve longe de fazer oposição. Helder Rodrigues que teve vários problemas essencialmente ao nivel do combustivel nao foi além do 7º lugar da geral. A grande surpresa foi o segundo lugar de de Ruben Faria, que consegue o melhor resultado de sempre para os portugueses. "Chaleco" Lopez consegue pela segunda vez o terceiro posto, e perde novamente um posto para um português na ultima etapa. Paulo Gonçalves consegue a melhor prestação para a Husqvarna e fecha o Top 10. O estreante Mário Patrão consegue um excelente 30º lugar e Pedro Bianchi Prata termina na 58ª posição apos ter tido problemas mecanicos e penalizações associadas.

Quads...

O rally Dakar 2013 foi uma espécie de passeio para Marcos Patronelli que vence o rally pela segunda vez e consegue o quarto titulo para os irmãos Patronelli. Na liderança desde a segunda etapa, Marcos não teve concorrência (o irmão Alejandro não participou em 2013), acumulou rapidamente uma grande diferença para os adversários, diferença que geriu durante a prova, terminando com um a vantagem de cerca de duas horas para o segundo classificado Ignacio Casale.

Automóveis...


Stephane Peterhansel conquista a sua 11ª vitória, a quinta nos automóveis. O "Senhor Dakar" como é apelidado detem agora o record de vitórias finais em motos (6 titulos) e automóveis (5 titulos). Numa edição em os Mini estão obrigados a usar motores derivados de série e restritores de ar, os Buggys com as regras a seu favor mostraram ser mais competitivos, mas diversos problemas mecanicos não permitiram que estes disputassem a vitória final, como são exemplo os casos dos antigos campeões Carlos Sainz e Nasser Al-Attiyah. No final, vitória para Peterhansel e a X-raid domina o Top 5 com 4 carros. Giniel de Villiers e a Toyota melhoram o registo do ano anterior e fazem 2º. Destaque ainda para Paulo Fiúza que consegue o 5º lugar final ao lado de Orlando Terranova. Carlos Sousa / Miguel Ramalho conseguem um fantástico 6º lugar final, repetindo o resultado do ano passado para o maior construtor privado chinês.

Camiões...


Eduard Nicolaev vence pela primeira vez, e a Kamaz domina o pódio final com 3 camiões nas 3 primeiras posições. Gerard de Rooy e o seu Iveco mostraram ser os mais rapidos, mas problemas mecânicos numa unica etapa e já na segunda semana, resultaram num atraso de cerca de uma hora e relegaram o holandês para o quarto posto.

Os Tugas...

Numa edição em que se registou uma das participaçoes portuguesas mais reduzidas dos ultimos anos, apenas 9 elementos ( 6 pilotos e 3 navegadores), os tugas conseguiram a melhor classificação individual de sempre e a melhor prestação global.  Registou-se apenas uma desistência, a de Filipe Palmeiro que navegava o polaco Krzysztof Hołowczyc. Dos oito elementos que terminaram, 6 portugueses terminaram no Top 10. 

Nas motos, pela primeira vez 3 pilotos conseguem o Top 10 na mesma edição, sendo que Ruben Faria alcança o segundo posto, o melhor de sempre entre os portugueses. Helder Rodrigues consegue o 7º posto e Paulo Gonçalves o 10º posto, confirmando no maior rally do mundo que Portugal tem na actualidade três pilotos de classe mundial, facto que e justifica a presença destes pilotos nas equipas oficiais da KTM, Honda e Husqvarna. De destacar que Portugal consegue pelo terceiro ano consecutivo uma presença no pódio final.

Nos Automóveis destaque para o quinto lugar de Paulo Fiúza ao lado do argentino Orlando Terranova. A dupla portuguesa Carlos Sousa e Miguel Ramalho conseguem o 6º lugar para a Great Wall Motors. Com um "budjet" muito inferior ao das equipas como a X-Raid e mesmo a Toyota África do Sul, a Great Wall não fez qualquer prova oficial após o Dakar 2012, apresentou um carro que testou em marrocos e que não tinha qualquer evolução em relação a 2012. Sem ritmo competitivo Carlos Sousa lutou de forma desigual com os carros mais competitivos e beneficiou da pouca fiabilidade dos Buggys e da sua experiência para alcançar uma fabulosa 6ª posição final, repetindo uma presença no Top 10 pela 10ª vez, num total de 14 participações.

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