A etapa 9 do rally Dakar 2013 que decorreu esta segunda feira é a etapa mais longa desta edição e correu quase na perfeição para as aspirações poruguesas. Despois de vários dias em que os nossos representantes no maior rally do mundo tiveram vários problemas, eis que surge o dia em que todos terminaram sem problemas, melhorando a sua classificação geral, culminando no caso das motos com a liderança do rally para Ruben Faria, que ao início da segunda semana e quando faltam 5 etapas para o final, é para já um feito histórico. Relembro que os motards portugueses Ruben Faria e Helder Rodrigues já estiveram na liderança do rally quando este partiu de Portugal após vencerem as primeiras etapas, asssim como é o caso de Carlos Sousa que em 2007 venceu a primeira etapa ficando assim na liderança do rally.
Nas Motos...
A etapa mais longa desta edição foi a melhor etapa para os 5 pilotos portugueses em prova, que conseguiram 3 posições no top 10 da especial ao fazerem 4º (Ruben Faria), 5º (Helder Rodrigues), 7º (Paulo Gonçalves). Por seu lado Pedro Bianchi Prata que partiu em quarto para a especial terminou na 16ª posição e Mário Patrão que tem vindo a realizar boas prestações conseguiu a 24ª posição, o que em 133 motos que terminaram a especial é excelente. Desta modo, Ruben Faria assumiu a liderança da geral, após o acidente de David Casteu, Helder Rodrigues subiu de 14º para 7º da geral, e Paulo Gonçalves entra para o top 20, subindo para 19º da Geral. Mário Patrão apesar da sua boa prestação acaba por cair 3 posições para 41º, por receber uma penalização de 45 minutos por trocar de motor pela segunda vez, e por fim Pedro Bianchi Prata, que depois de ter tido muitos problemas com a moto na primeira semana, vai a agora melhorando a sua classificação ocupa agora a 80ª posição e subiu 12 lugares.
Nos Automóveis...
A etapa 9 também correu da melhor forma para a única dupla portuguesa em competição. Carlos Sousa e Miguel Ramalho (Great Wall Haval) alcançaram a 6ª posição no final da etapa, tendo estado com o quarto melhor tempo em alguns parciais, o que constitui a melhor prestação nesta edição. Este resultado permitiu um salto na classificação geral de 10º para 6º, ultrapassando de uma só assentada toda a equipa SMG. Carlos Sousa beneficiou dos problemas de Guerlain Chicherit que ao embater numa pedra perdeu uma roda e perdeu cerca de uma hora e meia, e de Nasser Al-Attiyah que não terminou a etapa e terá mesmo abandonado segundo as ultimas informações, aguardadando a ainda a confirmação oficial pela A.S.O.. De destacar a excelente prestação de Paulo Fiuza que navega o argentino Orlando Terranova (BMW), que conseguiram a 3ª posição na etapa e ocupam a 5ª posição da geral.
Nas Motos...
A etapa mais longa desta edição foi a melhor etapa para os 5 pilotos portugueses em prova, que conseguiram 3 posições no top 10 da especial ao fazerem 4º (Ruben Faria), 5º (Helder Rodrigues), 7º (Paulo Gonçalves). Por seu lado Pedro Bianchi Prata que partiu em quarto para a especial terminou na 16ª posição e Mário Patrão que tem vindo a realizar boas prestações conseguiu a 24ª posição, o que em 133 motos que terminaram a especial é excelente. Desta modo, Ruben Faria assumiu a liderança da geral, após o acidente de David Casteu, Helder Rodrigues subiu de 14º para 7º da geral, e Paulo Gonçalves entra para o top 20, subindo para 19º da Geral. Mário Patrão apesar da sua boa prestação acaba por cair 3 posições para 41º, por receber uma penalização de 45 minutos por trocar de motor pela segunda vez, e por fim Pedro Bianchi Prata, que depois de ter tido muitos problemas com a moto na primeira semana, vai a agora melhorando a sua classificação ocupa agora a 80ª posição e subiu 12 lugares.
Nos Automóveis...
A etapa 9 também correu da melhor forma para a única dupla portuguesa em competição. Carlos Sousa e Miguel Ramalho (Great Wall Haval) alcançaram a 6ª posição no final da etapa, tendo estado com o quarto melhor tempo em alguns parciais, o que constitui a melhor prestação nesta edição. Este resultado permitiu um salto na classificação geral de 10º para 6º, ultrapassando de uma só assentada toda a equipa SMG. Carlos Sousa beneficiou dos problemas de Guerlain Chicherit que ao embater numa pedra perdeu uma roda e perdeu cerca de uma hora e meia, e de Nasser Al-Attiyah que não terminou a etapa e terá mesmo abandonado segundo as ultimas informações, aguardadando a ainda a confirmação oficial pela A.S.O.. De destacar a excelente prestação de Paulo Fiuza que navega o argentino Orlando Terranova (BMW), que conseguiram a 3ª posição na etapa e ocupam a 5ª posição da geral.
Sem comentários:
Enviar um comentário